Nota informativa

Informação especial

Medidas de contenção face ao cenário de "segunda-vaga" para o período Outono/Inverno do ano de 2020.


Medidas de contenção face ao cenário de "segunda-vaga" para o período Outono/Inverno do ano de 2020.

Data de publicação: domingo, 1 de Novembro de 2020


Medidas de contenção

Ontem, dia 31 de Outubro de 2020, o governo português anunciou uma nova série de medidas que visam a contenção do aumento do número de novos casos de infecção por coronavírus SARS-CoV-2. O aumento no número de infecções está a ser verificado nas últimas semanas em Portugal e implica inevitavelmente a restrição da liberdade de movimento dos cidadãos como forma de evitar a propagação do vírus entre a população.

É de senso-comum que a propagação descontrolada de um vírus - seja em cenário de pandemia ou não - leva a um incremento no número de casos verificados entre a população e que uma porção destes se expressa numa presença em serviços de cuidados de saúde e de apoio hospitalar em contexto de doença.

Ora bem, face a um cenário de aumento exponencial no número de casos infectados (um cenário expectável) e, por consequência, um cenário de sobrecarga dos serviços hospitalares e de cuidados de saúde (um cenário altamente previsível), não há como questionar a adopção de medidas suplementares que restrinjam a liberdade de exercício das actividades económicas por parte dos diversos agentes que compõem a nossa economia, incluindo nós mesmos.

Não nos esqueçamos que na frente de batalha estão profissionais de saúde e pessoal de suporte auxiliar a estes mesmos profissionais de saúde que, todos os dias, dão o melhor de si para que os nossos serviços de saúde (privados e públicos) não entrem em colapso.

Não nos esqueçamos também que, para além da doença COVID-19, o período de Outono/Inverno é tradicionalmente responsável por o incremento no número de casos verificados em outras patologias presentes entre a população vulnerável e que nos afectam também a todos nós como um todo.

Ou seja, adicionando-se estes dois cenários de incremento de incidências hospitalares aos outros que ocorrem naturalmente entre a população (acidentes, episódios súbitos de doença, etc.). É-nos mais do que evidente de que concordaremos e acautelaremos as decisões que forem e são emanadas por os órgãos de soberania para conter (em contexto de pandemia) o aumento exponencial do número de episódios de doença verificados entre a população e evitar o colapso dos serviços de saúde.

Solicitamos assim aos nossos clientes, a sua inteira compreensão em eventuais constrangimentos que sejam verificados nas nossas operações presenciais e que resultem da adopção e integral cumprimento das normas emanadas por os nossos órgãos de soberania.


Medidas anteriores

Em adição ao que for decretado nestas próximas semanas, continuaremos a aplicar as nossas medidas detalhadas no mês Maio de 2020 (aquando do final do período de "Estado de Emergência").*

* A informação está disponível para consulta em: https://www.pulsaris.pt/info/2020/fim-do-estado-de-emergencia.html


Os nossos sinceros votos de que se encontrem todos bem de saúde, incluindo familiares e amigos. Mantenham-se em segurança nestes tempos de adversidade e com confiança no futuro.

Continuamos todos juntos nesta luta.

accessibility_newlocal_hospitallocal_hospitallocal_hospitalaccessibility_new

Informação útil


Direcção-Geral da Saúde (Portugal):
https://www.dgs.pt/


Resposta ao surto de coronavírus (União Europeia / Comissão Europeia):
https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/health/coronavirus-response_pt


Center for Disease Control and Prevention (Estados Unidos):
https://www.cdc.gov/

language
Organização Mundial de Saúde (OMS / WHO):
https://www.who.int/